Que tipo de material é melhor usar para construir uma caixa de som automotivo?

Você pode construir uma caixa de som automotivo com praticamente qualquer coisa, mas materiais diferentes têm seus prós e contras. Vejamos alguns dos materiais mais populares para a construção de caixas personalizadas e seus benefícios, para que você possa escolher aquele que melhor se adapta à construção de áudio do seu carro.

caixa de som automotivo

Seu subwoofer fará muito trabalho pesado nos graves e movimentará muito ar. O material da caixa terá influência no som e escolher o material errado pode ser devastador. Dito isto, existe um material que é o mais popular e o mais recomendado, mas também existem algumas alternativas que vale a pena discutir.

Painel de fibra de média densidade (MDF)

O MDF é o material mais popular e melhor para subwoofers por vários motivos. Esta madeira manufaturada é muito durável. É denso e espesso, o que ajuda a obter a melhor qualidade de som do seu subwoofer, em vez de uma placa mais fina que permitiria que o som ressoasse e distorcesse. Apesar de ser tão robusto, o painel de fibra de média densidade é relativamente barato e muito acessível.

A única desvantagem é que ele é muito pesado, então se você planeja mover seu subwoofer, você pode querer considerar algo mais leve, mas é provável que ele esteja apenas no seu porta-malas, então você realmente não precisa preocupe-se com isso.

Nenhum outro material de gabinete atende às mesmas caixas, com desvantagens tão limitadas.

Com outros tipos de madeira, você precisará se preocupar com as mudanças climáticas, especialmente se você mora em algum lugar com verões quentes e invernos frios, porque mudanças maiores na temperatura tornam o gabinete mais sujeito a deformações. O mesmo se aplica aos climas úmidos. O MDF não é tão propenso a empenar, o que é outro motivo pelo qual é a escolha certa quando você está construindo gabinetes de subwoofer e caixas de alto-falantes em geral.

Se você quer algo que fique um pouco mais bonito (e não planeja cobri-lo com carpete), então a placa de pinho é uma boa alternativa ao MDF. Você vai querer encontrar uma boa peça sem nós e outras imperfeições que possam impactar o som e fazer com que ele deforme mais do que já está propenso. O empenamento é o principal problema no uso de diferentes tipos de madeira em vez de MDF. Você pode construir um lindo gabinete de madeira natural e pintá-lo e ficará incrível.

O contraplacado é outra opção, é uma escolha melhor do que o pinho, que só deve escolher se a estética for uma grande prioridade e quiser tingi-lo e deixá-lo com um aspecto fantástico.

Fibra de vidro

A fibra de vidro é uma boa opção em certas circunstâncias, normalmente é usada em instalações altamente customizadas e de alto padrão. A fibra de vidro é leve, forte e você pode moldá-la em praticamente qualquer coisa. Alguns dos desafios são que você não pode ter painéis únicos muito grandes com ele, mas geralmente não é isso que você procura quando usa fibra de vidro, de qualquer maneira. Há mais possibilidade de erro quando você constrói caixas de subwoofer de fibra de vidro, mas o resultado pode ser impressionante.

Resumindo, o MDF é o material mais popular e geralmente o melhor para usar na construção de uma caixa de subwoofer. Em alguns casos de nicho, você pode querer usar outra madeira ou fibra de vidro, ou alguma outra coisa, mas se você está procurando o padrão ouro, então uma placa de fibra de média densidade é o que você precisa.