COMO ESCOLHER CAIXA DE SOM AUTOMOTIVO PARA CARRO?

Planejando atualizar o sistema de som do seu carro? Veja como você pode escolher caixa de som automotivo para o carro!

caixa de som automotivo

Para um fã de música, os novos alto-falantes do carro certamente podem ser um deleite ao qual eles não conseguem resistir. Nem todos os veículos possuem alto-falantes de última geração. Os alto-falantes instalados de fábrica na maioria dos carros não são algo que entusiasma a maioria dos usuários. Se você gosta de curtir até os mínimos detalhes da música que está ouvindo, é claro que precisará de alto-falantes para carro que atendam ao seu conjunto de requisitos.

No entanto, considerando os vários tamanhos, tipos, formatos e modelos disponíveis para alto-falantes automotivos, eles não são tão fáceis de escolher. Existem vários recursos que você precisa levar em consideração se quiser aproveitar ao máximo o alto-falante do seu carro.

Portanto, neste artigo vamos discutir os tipos de alto-falantes disponíveis para carros e como você pode escolher o modelo ideal para você.

Tipos de alto-falantes para carro
Existem dois tipos principais de alto-falantes automotivos disponíveis pelos quais você pode optar. Ou existe coaxial ou componente.

Alto-falantes coaxiais – Os alto-falantes coaxiais são alto-falantes de gama completa que estão facilmente disponíveis no mercado de reposição como um substituto direto para unidades instaladas de fábrica.

Alto-falantes componentes – Esses alto-falantes possuem drivers de graves médios e tweeters, ambos compatíveis para fornecer qualidade de som ideal. No entanto, os alto-falantes componentes oferecem uma qualidade de som incrível e são mais caros que os alto-falantes coaxiais.

Se você tem orçamento e não pode comprometer a qualidade do som de seus alto-falantes, sua melhor aposta é optar por alto-falantes componentes. No entanto, se você tem um orçamento limitado, mas ainda deseja aproveitá-lo ao máximo, provavelmente opte por alto-falantes full-range. Existem muitas opções disponíveis no mercado que têm preços razoáveis ​​e oferecem uma qualidade de som excelente.

Alto-falantes de gama completa também são ótimos para instalação DIY. Se você tiver a menor experiência com alto-falantes automotivos, não terá problemas para fazer a instalação.

Coisas a considerar ao comprar alto-falante para carro
Seguindo em frente, depois de decidir que tipo de alto-falantes você vai instalar no seu carro. O próximo passo seria pesquisar o mercado e descobrir o alto-falante correto, mantendo suas necessidades alinhadas.

Aqui estão alguns fatores que influenciarão sua decisão final,

Configuração e tamanho do alto-falante
Antes de fazer a compra, você precisa descobrir que tipo de alto-falantes já instalou em seu carro. Você mesmo pode remover esses alto-falantes ou entrar em contato com o fabricante para obter mais informações. Você também pode pedir aos lojistas que vendem alto-falantes que procurem a configuração e o tamanho de suas unidades OEM.

se você planeja substituir alto-falantes full-range em seu veículo, é fundamental saber o tamanho e a configuração dos alto-falantes instalados de fábrica. Existem muitos substitutos disponíveis que você pode colocar diretamente no lugar dos alto-falantes já instalados.

Manipulação de potencia
Caso o seu sistema de som possua um amplificador externo ou uma unidade principal instalada, o alto-falante deverá ser capaz de suportar a carga de energia que surgirá. O manuseio de energia refere-se à quantidade de energia que um alto-falante pode suportar sem causar distorção na produção de áudio.

Ao procurar alto-falantes, você precisa considerar a classificação RMS em vez da classificação de pico. A classificação RMS refere-se à quantidade de potência que seu alto-falante pode suportar continuamente, enquanto a classificação de pico significa quanta potência seu alto-falante pode fornecer em rajadas curtas no máximo. Ambos são diferentes.

Se você também estiver optando por uma nova unidade principal, há mais espaço para você escolher um alto-falante e uma unidade principal que não exceda o limite de potência definido pela alternativa.

Sensibilidade do alto-falante
No que diz respeito à sensibilidade, significa quanta potência é exigida pelo alto-falante para fornecer um nível de volume específico. Alto-falantes com alta taxa de sensibilidade requerem muito menos energia, enquanto alto-falantes com baixa sensibilidade requerem mais potência. Se a sua unidade instalada de fábrica for um aparelho de som anêmico, você poderá optar convenientemente por um alto-falante com alto nível de sensibilidade.

Produza qualidade
Aqueles que usaram alto-falantes OEM sabem que eles são feitos de materiais de baixa qualidade e tendem a se degradar com o tempo. Você precisará de um alto-falante construído com materiais de alta qualidade, porque somente isso durará mais do que o esperado.

Diz-se que a qualidade de construção é a essência de um alto-falante de alta qualidade e também oferece uma qualidade de som excepcional. Certifique-se de escolher alto-falantes com bordas de borracha, pois duram mais do que tecido ou espuma. O material leve, mas rígido do woofer, como o polipropileno, quando misturado com tecido sintético, também demorará para se desintegrar. Ele também fornece uma resposta de graves impressionante, portanto, considere esse aspecto construído ao comprar um alto-falante.